Egas Moniz

Foi laureado com o Prémio Nobel da Medicina em 1949, partilhado pelo suíço Walter Rudolf Hess, pela "descoberta do valor terapêutico da lobotomia pré-frontal em algumas psicoses".
Antonio Caetano de Abreu Freire Egas Moniz (1874-1955) foi médico, diplomata, embaixador, homem de letras, orador académico e orador parlamentar. Pelos seus notáveis trabalhos sobre angiografia cerebral, tornou-se um clínico de renome mundial, pois abriu novos horizontes no domínio da neurologia e cirurgia nos centros nervosos. No hospital de Santa Marta criou uma verdadeira escola de neurologia e neurocirurgia.
A chamada de atenção para o reconhecimento do mérito deste médico português prende-se com o facto ter surgido em Londres um movimento para que o Nobel lhe seja retirado.
Apesar de e técnica hoje não ser usada, não nos podemos esquecer que num conhecimento é estático e está sempre sujeito a mutações. O seu feito remonta a meados do meio do século XX, e que posteriormente muitos estudos e experiências apoiados com novas tecnologias já foram realizadas no campo da neurologia, não sendo justo tal movimento. Lamentável.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home