Friday, November 12, 2004

In Downtown Los Angeles


esq: Walt Disney Concert Hall
Dir: Cathedral of Our Lady of the Angeles

Até à bem poucos anos, downtown Los Angeles era uma combinação de movimentadas enclaves étnicas, acampamentos de desalojados, grandes e abandonados hotéis Art Deco em que na maior parte mais pareciam arrumos da cidade. As visitas a esta zona eram raras, e os turistas eram poucos. Mas tudo isso era dantes.

Graças a um maciço projecto de revitalização baseado em novos marcos arquitectónicos para a cidade – o Walt Disney Concert Hall e a Cathedral of Our Lady of the Angels – e um crescimento de cenários de arte em Chinatown, Downtown rapidamente tornou-se num destino cultural perseguido e admirado por profetas de vanguarda.

Os artistas amontoam-se nos novos e renovados sótãos, a música e os teatros apinham-se em zumbidos à noite para o jantar em novos restaurantes e espectáculos.

E para a completa diversidade – os arranha-céus estão espelhados para moldar os formidáveis teatros da Broadway, da serenidade e tranquilidade Little Tokyo para uma caótica zona – nenhuma outra zona de Los Angeles pode ser comparada.
(in New York Times, 12.11.2004)

Em Portugal temos um exemplo de grande sucesso de revitalização de uma zona degradada – o Parque das Nações. Podemos concluir que os projectos em geral quando estudados e planeados, um pequeno investimento público pode ter um efeito multiplicador capaz de desencadear o investimento privado em favor de uma ideia pública. É esta ideia de investimento público, que infelizmente, ainda não é compreendida pelos nossos governantes, em especial os autarcas. Assiste-se repetidamente a investimentos amorfos, que permanecem como simples obra, não sendo capaz de fomentar o desenvolvimento circundante. A reter.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home