Thursday, November 04, 2004

Eleições Norte-Americanas

Foi sem surpresa que recebi a notícia que o Presidente George W. Bush ganhou as eleições mais concorridas na história dos EUA. A previsibilidade deste resultado ficou-se a dever à forma polarizadora como foi feita a oposição nos EUA e no mundo. Ora vejamos o meu ponto de vista.

A campanha de todos aqueles que eram contra a reeleição do actual presidente centrou-se no voto anti-Bush e não no voto em John Kerry, atirando para segundo plano o candidato democrata e fazendo deste um candidato sem rosto. Depois apelou-se à mobilização do voto democrático, originando a reciprocidade no voto republicano. Estes acontecimentos só vêm provar que a radicalização de uma eleição é a melhor armada do adversário.

Quero deixar bem claro, que se eu fosse norte-americano e tivesse direito de voto, primeiro fazia a minha ponderação e depois votava em consciência.

Por momentos tomei a liberdade de me pôr no lugar de um cidadão norte-americano para tomar a decisão de voto.

Primeiro fiz uma retrospectiva do que o presidente Bush fez de bom e de mau nestes quatro anos. Claro que ele teve aspectos positivos e negativos como todos os presidentes que tomam medidas democráticas e que são susceptíveis de contradições dependendo do ponto de vista de cada indivíduo. E neste campo, encontro os tais aspectos negativos que suplantaram, e sem margem para dúvidas, os aspectos positivos. Agora, o que não faria, era votar anti-Bush, mas pelo contrário tentar rever-me nas posições politicas do candidato John Kerry. E ai sim, encontrar razões para o voto. E sem sombra de dúvida que o meu voto ia para Kerry, pois trata-se de uma pessoa moderada com politicas moderadas, com consciência e perspectiva mais consensual do meio ambiente.

O problema desta eleição foi cair no erro de centrar a decisão do voto numa guerra contra um homem. As pessoas esqueceram-se que havia dois candidatos, de um lado George W. Bush e do outro John Kerry. Um erro que serve de lição para o futuro. E lembrar que ao apelar no voto contra estamos a fazer acordar votos a favor que estão adormecidos!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home