Monday, September 20, 2004

Singapura

Insular do sudeste asiático na extremidade meridional da península malaia, formado pela ilha de Singapura e 58 ilhotas vizinhas. Outrora pertencente aos Ingleses, ocupada pelo Japão, estado da Federação da Malásia, é hoje um estado independente sob a tutela de um regime parlamentar representativo, chefe de governo e chefe de estado. Singapura é um dos estados mais pequenos do mundo, com pouco mais de 600 km2 de superfície. Composta por cerca de 3 000 000 habitantes, a população está bastante concentrada devido às limitações geográficas, com cerca de 4500 hab/km2 (Portugal tem 115 hab/m2). A população é composta na sua maioria por chineses (cerca de 80% da população).

Fundada num solo pobre, não dispõem de recursos minerais e depende do exterior para o seu abastecimento de água (está ligado ao continente por um aqueduto). Não obstante os obstáculos herdados pela natureza, Singapura é um caso perfeito do saber explorar a economia de mercado mundial. Assim, apesar das contrariedades, é hoje num dos mais fervilhantes centros de comércio de todo o mundo, tal como o seu porto também é o que maior movimento regista no mundo inteiro. Embora tenha de importar todas as matérias-primas, é um dos grandes centros de produção de produtos químicos e farmacêuticos, de material electrónico, de vestuário, de petróleo refinado, de plásticos e de outros derivados do petróleo. Entre 1966 e 1990, a taxa média de crescimento da economia foi de 8,5%. A sua população aufere um rendimento per capita superior ao do Reino Unido, da Alemanha ou da França.

A falta de mão-de-obra e espaço levam ao desenvolvimento dos serviços e ao arrendamento de terrenos na vizinha Malásia.

O sucesso de Singapura oferece algumas lições que vão para além da política e da economia. Foi a perícia, a criatividade e a arte de bem transformar dos homens que fizeram dela um dos maiores centros financeiros e comerciais. Embora usufrua de uma excelente localização geográfica entre o mar do Sul da China e o oceano Indico é um exemplo mundial da forma correcta de usar o cérebro e a sua racionalidade ao serviço do povo.

Portugal tem recursos limitados, mas grave é não os saber explorar.

Saturday, September 18, 2004

Frase do Século XX

Look back to the first lunar landing on July 20, 1969

Armstrong is ready to plant the first human foot on another world. With more than half a billion people watching on television, he climbs down the ladder and proclaims:

"That's one small step for a man, one giant leap for mankind."

Tuesday, September 14, 2004

Moinhos de vento vão fornecer energia ao "ground zero" de Nova Iorque

Aproveitando a altura de 1776 ft (541 m) do novo edifício proposto pelo arquitecto Daniel Libeskind – Freedom Tower – os engenheiros propuseram um novo engenho inovador e ambientalista: Parte da electricidade do edifício será gerada por turbinas no topo da torre que vão aproveitar os ventos fortes que se fazem sentir a grande altura.

O projecto prevê a construção de 30 pequenas turbinas de eixo vertical instaladas na Freedom Tower, e irão gerar um quinto da energia consumida pelo edificio.

O grande entrave neste momento reside na viabilidade, segurança e ruído provocado pelo seu funcionamento.

Monday, September 13, 2004

Recomendo

A ARTE DE BEM GOVERNAR
Estratégias para um mundo em mudança
Margaret Thacther

A arte de bem governar numa perspectiva de Margaret Thatcher, assumindo o papel de lider. As suas análises já são influenciadas pelo mundo após 11 de Setembro, mas anterior à recente invasão do Iraque perpetuado pelos EUA e a sua coligação.
Contudo, é um livro verdadeiramente actual em reflexões intemporais e pertinentes na forma cuidadosa como Margaret Thatcher, com a sua longa experiência, teve o cuidado de as argumentar.

É um livro verdadeiramente imprescíndivel para ter uma visão conhecedora da Guerra Fria, o papel do Comunismo no mundo e o protagonismo dos EUA como única verdadeira superpotência.

Na introdução gostaria de destacar uma referência - quando se referia à aliança por parte dos EUA a alguns paises muçulmanos para combater o terrorismo e a sua face do terror Osama bin Laden - de Winston Churchill, a propósito da aliança com a União Soviética para derrotar a Alemanha Nazi: «Se Hitler invadisse o Inferno, eu tentaria, pelo menos, dizer algumas coisas agradáveis acerca do Diabo.»

Tuesday, September 07, 2004

2º Postulado

À casa do rico irei e à do pobre nunca faltarei.

Sunday, September 05, 2004

1º Postulado

A regra do meu viver é ouvir e não contar e nem acreditar sem ver!

Deputados portugueses mal cotados!

Segundo um estudo feito pela Universidade de Berna a 20 países da OCDE, o nível de profissionalismo dos deputados portugueses é classificado na 17ª posição entre 20 países membros. A classificação é resultado de um estudo baseado em valores referentes à remuneração dos deputados, tempo de trabalho e profissionalização dos quadros, divulgado esta semana e elaborada pelo instituto de Ciência Politica da Universidade de Berna.

Quem diria que os deputados portugueses estavam assim tão mal vistos...

Saturday, September 04, 2004

Viagem ao Parque das Nações

Quinta, 02 de Setembro

Aproveitando os últimos dias de férias fui a Lisboa, mais propriamente ao Parque das Nações. Tinha traçado um roteiro que consistia em apanhar o Alfa Pendular em Famalicão pelas 7h41 e chegar à Gare do oriente às 11h18, almoçar e efectuar um excelente passeio ribeirinho e voltar ao norte igualmente no Alfa às 19h04 e chegar a Famalicão às 22h24.

Uma vez em Lisboa, visitei a Torre Vasco da Gama, sobrevoei o parque no teleférico, visitei o oceanário e com uma visão profissional apreciei a Torre S. Gabriel, a Torre S. Rafael em construção e o sempre imponente edifício Vodafone. Sem nunca desprezar a grande obra de Santiago Calatrava – Estação da Gare do Oriente!



Recomendações:

- Excelente conforto do Alfa Pendular (só acho que pelo preço que o utente paga deveria ter direito a um mínimo e sempre apetecível café!);

- Vista lindíssima da Torre Vasco da Gama sobre o horizonte lisboeta;

- Apreciar as lindíssimas torres que navegam no parque das nações (http://www.torresaogabriel.pt/);

- Deleitar-se com um mergulho ao fundo do mar numas das melhores obras dos últimos anos em Portugal – o Oceanário;

Recomendo

«OS PROVÉRBIOS ESTÃO VIVOS EM PORTUGAL»
de José Ruivinho Brazão
editorial noticias

"Se boa cama fizeres, nela te deitarás."

Festa na minha terra

.

Este fim de semana realiza-se na minha freguesia - Alvelos - a festa anual em honra da Nossa Senhora das Dores.

um abraço para todos os Alvelenses!